Artigos
Planejamento Patrimonial e Reforma Tributaria: soluções possíveis para escapar ou mitigar os impactos do aumento da tributação
As mudanças e a reforma tributária indicam grandes impactos na sucessão num futuro bastante próximo.
Os projetos, as discussões e o cenário político se encaminham para elevar ainda mais a tributação no país. As empresas e famílias devem antever e realizar tão logo possível o seu planejamento para encarar esse cenário.
O planejamento patrimonial sucessório e a constituição de holdings, quando bem executados, são instrumentos jurídicos que não só ajudam a reduzir os impactos das mudanças como também permitem a implementação de estratégias inteligentes na organização e gestão do patrimônio pessoal e empresarial.
Planejamento patrimonial e sucessório
O que é? O planejamento é uma organização jurídica do patrimônio pessoal e empresarial, por meio do estudo e implementação das estratégias lícitas adequadas a redução da carga tributária, a proteção do patrimônio, facilitação da sucessão e mitigação do risco de conflitos familiares.
Holding
O que é? As holdings são empresas constituídas para a gestão e o controle de participações societárias e bens. São constituídas visando a organização, a proteção e a eficiência tributária. É um dos instrumentos que auxilia a escapar da dilapidação patrimonial que ocorre no inventário.
O sistema tributário no Brasil vive essa dinâmica de mudanças e considerável elevação dos tributos, mas os contribuintes podem e devem utilizar desses instrumentos para se preparar.
Neste cenário cabe lembrar que “o direito não socorre quem dorme”, de modo que haverá grande vantagem para quem se antecipar às mudanças e ao processo de reestruturação que a reforma tributária impõe.