Artigos
Imóvel com potencial construtivo não utilizado e sua possibilidade transferência
O estoque de potencial construtivo é um mecanismo estratégico para construtoras e incorporadoras, que podem adquirir ou acessar potencial construtivo adicional para desenvolver projetos maiores ou em áreas onde o limite de construção é restrito.
Esse recurso é regulamentado pelos municípios e visa facilitar o desenvolvimento urbano de maneira equilibrada, promovendo também a preservação de áreas de interesse social, cultural e ambiental.
Ao adquirir potencial construtivo adicional, as construtoras podem aumentar a metragem do projeto além do coeficiente básico do terreno, maximizando a área construída e, por consequência, a rentabilidade do empreendimento.
A transferência de potencial construtivo permite a gestão do crescimento e desenvolvimento urbano, evitando a sobrecarga de infraestrutura (transporte, esgoto, energia,...), com a possibilidade de fomento de construção em áreas com estoque ainda disponível.
Além disso, ao viabilizar projetos em regiões já consolidadas e com infraestrutura urbana, o estoque de potencial construtivo ajuda a valorizar imóveis e áreas específicas, promovendo a renovação urbana e atraindo mais investimentos para essas áreas.